https://regabrasil.wordpress.com/

A Rede dos Grupos de Agroecologia do Brasil (REGA Brasil) foi criada em 2010, durante o II Encontro Nacional de Grupos de Agroecologia (ENGA). A Rede visa articular Grupos de Agroecologia (GA’s) e outras organizações que trabalham com Agroecologia no território nacional, e possui o intuito de promover intercâmbios e trocas de saberes e sementes, além de fortalecer pautas comuns, catalisando, assim, o potencial de cada coletividade. Para tal, a Rede vem se desafiando a mapear e sistematizar tais experiências organizacionais agroecológicas, e fomenta campanhas e espaços como os Encontros Nacionais de Grupos de Agroecologia (ENGA), Feiras de Sementes Crioulas, o Maio Agroecológico, o Plante o ENGA/Sementário, as Caravanas Agroecológicas e os Encontros Regionais de Grupos de Agroecologia.

Com atuação direta em diversos estados brasileiros, e mais de 60 Grupos de Agroecologia, a REGA Brasil vem conectando experiências destes grupos e tecendo novas articulações entre realidades locais e nacionais, principalmente no âmbito da juventude. Busca-se a valorização dos saberes tradicionais e, para tanto, tem sido estimulada a presença de povos tradicionais, agricultoras e agricultores, quilombolas e indígenas nas atividades realizadas pela Rede, que se encontram em constante processo de aprimoramento, inclusão e melhoria de representatividades, de forma autogerida e orgânica. Durante o ENGA busca-se adequar organização e estrutura, de forma que os participantes tenham autonomia, pratiquem a autogestão e trabalhem a coerência entre teoria e prática cotidiana. O encontro se propõe em melhorar o local que o recebe, incentivar a agricultura familiar local, bem como o consumo consciente dos bens naturais, e manter uma gestão racional dos resíduos sólidos.

Nesse ano de 2017 em Brasília, a REGA estará acampada no Parque da Cidade, próximo ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Portanto, as atividades do XI ENGA ocorrerão principalmente junto aos outros eventos no Ulysses Guimarães e também no acampamento da Rede. As atividades incluem feira de trocas de sementes, oficinas, rodas de conversa, práticas, bem como vivências culturais diversas; ocupando principalmente o espaço da Geodésica das Juventudes.

O ENGA se propõe a ser um espaço de vivência e interação da Rede com pessoas e Grupos de Agroecologia que praticam e pesquisam, ou têm interesse em, temas relacionados à Agroecologia, contribuindo para o debate no movimento agroecológico, semeando ideias, práticas e iniciativas que dialoguem com a Agroecologia, trocando e aprimorando experiências metodológicas e aprendizagem coletivas. Busca enfatizar a dimensão política da agroecologia a partir do estímulo à organização e articulação nas e entre as iniciativas agroecológicas, nos grupos, coletivos, organizações, agrupamentos, redes e movimentos envolvidos na construção da Agroecologia dentro e fora do meio acadêmico. O encontro é construído e realizado de forma horizontal e autogerida pelos coletivos, com a intenção de fomentar a partir do trabalho coletivo o apoio e fortalecimento mútuo.

Carta Política ENGA Belém 2015: https://regabrasil.wordpress.com/2015/12/23/carta-aberta-do-vii-encontro-nacional-de-grupos-de-agroecologia/

Para mais informações sobre a REGA, o ENGA e demais ações promovidas pela rede, acompanhem nosso blog e nossa página no facebook. Segue também e-mail para contato:

regabrasil@gmail.com
Blog: https://regabrasil.wordpress.com/
Facebook: https://www.facebook.com/REGABrasil/?fref=ts